A palavra pedagogia significa ajudar a pessoa na travessia. Educar é despertar a pessoa para a travessia que ela deve fazer na vida. É ajudá-la para que possa crescer, sair de si e chegar a ser ela mesma em plenitude, do jeito que Deus a imaginou quando decidiu criá-la.
Hoje, vivendo numa cultura de insensibilidade "anestesiados" diante dos males da sociedade, o esforço da educação deve provocar em todos, sobretudo nos juvens, a travessia para fora desta situação terrível e desumana de alienação, ignorância, exploração, dependência, egoísmo e injustiça, em que muitos de nós somos obrigados a viver, rumo à busca da plenitude do ser, nas quatro dimensões fundamentais: o conhecimento consciente de si mesmo, o relacionamento com o outro, o domínio sobre a natureza circundante e o desejo de alcançar a própria transcendência.
É também fundamento básico da Escola a cidadania. De nada adianta conhecimentos teóricos se estes não forem voltados para a vida diária da pessoa. Damos preferência à pedagogia crítico - social dos conteúdos. Aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com estímulos do ambiente, organizando os dados disponíveis das experiências. O conhecimento novo se apoia numa estrutura cognitiva já existente. O grau de envolvimento na aprendizagem depende tanto da prontidão e disposição do aluno quanto do professor no contexto da sala de aula.
À medida que o aluno vai construindo para si a valoração dos conteúdos, ele adquire o prazer de mergulhar nos estudos desses conteúdos. Essa valoração, segundo Demerval Saviani, é o grau de conhecimento que o aluno vai construindo acerca da importância do conteúdo estudado. Essa valoração a ser construída e atribuída ao objeto do conhecimetno é a tarefa mais valiosa que tem o professor.
Também tomando como referência Vigostsky, o professor tem no processo de construção do conhecimento uma função extremamente importante, que é a mediação entre o aluno e o objeto do conhecimento. O aluno constrói conhecimento com a mediação/interação/intervenção do professor. Porém, é preciso ter consciência de que a autonomia do aluno tem que ser construída/preservada para que, além de construir o conhecimento, o aluno construa também a cidadania e não dependência.
Em uma sala de aula que prima pela construção do conhecimento socialmente válido e que esteja incorporado, indissociavelmente, a sua significação humana e social, tem que estar presente tanto a prontidão e disposição do aluno quando a prontidão e disposição do professor.
Democratizar a sala de aula é um elemento básico para se garantir a construção do saber científico. Democratizar o ensino é garantir a todos o acesso ao saber elaborado.
EQUIPE PEDAGÓGICA
Direção Geral
Rosiani Maria Valvassori
Pedagogia - Educação Infantil e Ensino Fundamental
Especialista em Educação para Exercício na Escola de Ensino Fundamental e Médio
Aperfeiçoamento - Docência no Ensino Superior
Direção Administrativa
Katya SonciniGraduada em Administração de Empresas
Especialista em Gestão Empresarial
Especialista em Gestão de Pessoas
Formação em Coaching Integral Sistêmico
Analista em Perfil Comportamental
Supervisão Pedagógica - 6º ano ao 9º Ano
Beibiany da Libra Alipio
Pedagogia
Pós Graduação em Séries Iniciais com ênfase em Alfabetização
Supervisão Pedagógica - Educação Infantil ao 5º Ano
Jane Carmem Valvassori
Pedagogia com habilitação em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Escolar
Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional
Pós-graduação em Educação e jogos para a aprendizagem
Pós-graduação em Alfabetização e letramento na Educação Infantil
Pós-graduação em Artes Visuais
Em andamento pós-graduação em Análise Comportamental Aplicada - ABA